150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Base Aérea de Brasília reúne 80 mil pessoas nos Portões Abertos 2023

Edição abriu o calendário oficial dos Portões Abertos da FAB pelo país
Publicada em: 04/09/2023 20:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

O tradicional evento Portões Abertos foi realizado nesse domingo (03/09), na Base Aérea de Brasília (BABR) e proporcionou uma grande festa para os admiradores da aviação. A capital federal abriu o calendário oficial dos Portões Abertos da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo país. A programação do evento contou com diversas atrações, como exposições de aeronaves militares e civis, apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), estandes, atrações infantis e, claro, um show aéreo com paraquedistas, apresentação da Esquadrilha Fox e do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecida como Esquadrilha da Fumaça, entre outras atividades. 

"Nossa missão é difundir a imagem institucional da Força Aérea e participar dos Portões Abertos da Base Aérea de Brasília é uma ótima oportunidade, pois temos contato direto com o público", destacou o Capitão Aviador Ícaro Bomtempo Furtado, piloto da Esquadrilha da Fumaça.

O público pôde ver de perto várias aeronaves da FAB, como o cargueiro multimissão KC-390 Millennium, o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas, o C-97 Brasília, o C-95 Bandeirante, o C-98 Caravan, o E-99M, além dos caças F-5, A-29 Super Tucano e T-27 Tucano, entre outras aeronaves. 

Homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Nesta edição, as companhias Azul e Gol Linhas Aéreas prestaram uma homenagem a Alberto Santos Dumont, adesivando as aeronaves com a marca oficial da campanha do Sesquicentenário do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou do batismo da aeronave, ato tradicional na aviação, quando o avião passa por debaixo de um arco d’água produzido por dois caminhões de bombeiros. 

O Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre a importância de relacionar a atividade da aviação militar com a aviação civil, na missão de destacar a vida, a obra e os valores de Santos Dumont. "Hoje é mais um dia especial que homenageamos Santos Dumont com duas grandes empresas da aviação brasileira e podemos, ainda, projetar a imagem da Aeronáutica Brasileira, principalmente para os jovens. Eu, por exemplo, me apaixonei pela Força Aérea quando vi uma apresentação aérea na minha terra, em Porto Alegre. Temos aqui nos Portões Abertos um grande encontro de apaixonados pela aviação", destacou o Comandante.

Os pilotos das empresas Azul e Gol Linhas Aéreas agradeceram pela oportunidade de participar dos Portões Abertos. "Agradeço ao Comando da Aeronáutica pela oportunidade de participarmos desse momento, especialmente por ressaltar o nome de Alberto Santos Dumont na imaginação e na vida de todos os brasileiros", disse o Comandante Fabricio Sulzbacher, piloto da Gol Linhas Aéreas,, 

"Preparamos essa aeronave especialmente para homenagear os 150 anos de Santos Dumont. Espero que o público tenha gostado, pois foi uma grande alegria participar desse evento", afirmou o Comandante João Marinheiro, piloto da Azul Linhas Aéreas.

Foi um dia memorável para cerca de 80 mil pessoas, que se surpreenderam com as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira. "É muito bom passear com a família aqui. Amo esse evento, já estive aqui há alguns anos e retornar hoje me traz boas lembranças", comentou a professora Albenira Soeira.

"Eu, que trabalho com eventos, parabenizo a FAB pela maestria de realizar algo tão grandioso e organizado, oferecendo aquilo de melhor para a sociedade de Brasília", disse a especialista em eventos, Amanda Regina.

Por meio da campanha de doação de mantimentos, foram arrecadadas aproximadamente cinco toneladas de alimentos, que serão repassados a instituições no Distrito Federal.

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Laube / CECOMSAER

imagens/original/46184/242A9520.jpg
imagens/original/46184/242A9597.jpg
imagens/original/46184/242A9623.jpg
imagens/original/46184/242A9821_(1).jpg
imagens/original/46184/242A9892.jpg
imagens/original/46184/d8875b7d_5c9d_4bea_8997_898f66e52f3f.jpeg